CENTRO DE TRAIL RUNNING PENACOVA



Livraria do Mondego

Composto por caminhos de terra nas margens do Rio Mondego, com cerca de 30% de "single tracks" corriveis e poucos desníveis.

Saber mais

Miradouros

"Single tracks" muito técnicos, desníveis consideráveis.

Saber mais

Histórico

Maioritariamente composto por "single tracks", com cerca de 40% de trilhos muito técnicos e desníveis consideráveis. 

Saber mais

Informações

Centro de Acolhimento

Bruno Querido

- Responsável Centro Acolhimento -

Horário 9h às 18h
+351 965 288 241

Penacova

Situada a 22 Km de Coimbra (...), Penacova é luz e penedia, com o querer que é de pirenaico trazido às proporções da ternura e rusticidade Portuguesa." Vitorino Nemésio
O concelho de Penacova confronta a norte com os concelhos da Mealhada (distrito de Aveiro), Mortágua e Santa Comba Dão (distrito de Viseu), a nascente com os concelhos de Tábua e Arganil, a sul com o de Vila Nova de Poiares e a poente com o de Coimbra.
O Concelho possui uma área total de 220 Km2, beneficiando de uma acessibilidade privilegiada.
Em Penacova, os percursos fazem-se por estradas pitorescas talhadas nas escarpas sobre o rio, subindo montes que permitem apreciar belos panoramas do alto dos seus mirantes: Pérgola Raúl Lino, Mirante Emídio da Silva, Penedo de Castro, Montalto, Serras de Gavinhos, Roxo, Atalhada e Buçaco.
A água límpida dos trechos não poluídos do Mondego e do Alva, correndo em curvas caprichosas entre montes escarpados oferecem a tranquilidade e harmonia de uma paisagem única. Ao longo dos rios e na grandiosa Albufeira da Barragem da Aguieira podem praticar-se vários desportos aquáticos.
Para quem procura atividades mais radicais, as escarpas do Mondego, são o local ideal para a prática de Escalada, Rappel e Slide e, todo o concelho, é terreno ideal para os fãs de Trail e BTT, encerrando esta região, um património natural de grande riqueza, destacando-se o monumento natural - a Livraria do Mondego - e várias espécies de árvores de interesse público, assim classificadas pelo ICNF.
A doçaria conventual e os sabores tradicionais anualmente celebrados em Festivais Gastronómicos de que se destaca, em fevereiro, o Festival da Lampreia, são mais um motivo de visita do Concelho.
O Turismo Cultural, com grande riqueza, do qual se destacam o Mosteiro de Lorvão, os moinhos de vento e azenhas (um dos maiores núcleos molinológicos do país) e os Fornos da Cal, e o Turismo Gastronómico, aliam-se hoje ao Turismo de Natureza, Ecoturismo e Turismo de Aventura, oferecendo grande diversidade de experiências e uma estadia inesquecível.

Contactos úteis

Posto de Turismo

  • Morada: Largo Alberto Leitão, Penacova, Portugal
  • Contacto: +351 239 470 300

Centro de Sáude

  • Morada: Avenida João António Gomes, nº 2 - 3360 - 343 Penacova, Portugal
  • Contacto: +351 239 470 040

Bombeiros

  • Morada: Quinta St António - 3360-191 Penacova, Portugal
  • Contacto: +351 239 477 469

GNR

  • Morada: Rua da Eirinha, 27 - 3360 - 191 Penacova, Portugal
  • Contacto: +351 239 470 160